Em toda a rede, do 1º ao 4º dia do mês, gestores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes se reuniram para dialogar sobre os resultados do ano passado e planejar o ano em curso.
O início das aulas na rede estadual de ensino em toda a Bahia. As mais de mil escolas que compõem a rede, em áreas urbanas, rurais, no campo, em quilombos e reservas indígenas acolheram pais, comunidade e, sobretudo, os estudantes desde o dia 07/02.
Após dois longos anos marcados por desafios para a efetivação da educação, a Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC/BA), liderada pelo professor Jerônimo Rodrigues, tomou a importante e necessária decisão de iniciar 2022 de forma 100% presencial, movimento que havia começado desde outubro do último ano.
Como forma de “avizinhar” os 27 Territórios de Identidades que abrigam os Núcleos Territoriais de Educação (NTE) em um único movimento, a SEC/BA organizou uma semana de Jornada Pedagógica para toda a comunidade escolar, com a temática “Educação e Democracia: Anísio Teixeira, Paulo Freire e seus legados”.
Em toda a rede, do 1º ao 4º dia do mês, gestores, coordenadores pedagógicos, professores e estudantes se reuniram para dialogar sobre os resultados do ano passado e planejar o ano em curso.
A Jornada aconteceu de forma individual em cada Unidade Escolar, mas também de forma coletiva através de lives institucionais realizadas pela SEC/BA. A abertura ocorreu na manhã do dia 01/02, tendo como convidados o professor da UFSB, Álamo Pimental; a presidente do FEEBA, Alessandra Assis; e o presidente do CEE/BA, Paulo Gabriel Nacif.
No decorrer da semana, outras lives foram realizadas para tratar de temas como Alimentação Escolar, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos. No dia 04, teve a palestra do professor Antônio Nóvoa, dialogando com a rede sobre “Educar e Cuidar: novos paradigmas da educação na Pandemia”.
De 07 a 11/02 – primeira semana de aulas –, a SEC/BA realizou a Semana Inaugural de Aulas, com aulas virtuais nos três turnos com os conteúdos curriculares da rede. A abertura desta semana ficou a cargo da escritora, professora e doutora Conceição Evaristo, falando sobre a educação ser a máquina que produz a democracia.
O NTE 09, sediado em Amargosa/BA, gere 29 unidades escolares distribuídas nos 20 municípios do Território de Identidade do Vale do Jiquiriçá. Entrando na onda da SEC/BA, também realizou uma programação para o início do ano letivo.
Na última semana de janeiro, uma equipe da Coordenação de Apoio a Rede Escolar do NTE 09 visitou todas as unidades escolares para monitorar e auxiliar a preparação física e estrutural das escolas para acolher os estudantes e profissionais, e resolver demandas de materiais como carteiras e fardamento.
Nos dias 28/01 e 31/01, realizou a Pré-Jornada Pedagógica do Vale do Jiquiriçá. A abertura (28/01) contou com a participação dos Dirigentes Municipais da Educação do Vale e a equipe escolar das 29 unidades; e teve como convidados o Secretário da Educação do Estado, professor Jerônimo Rodrigues, a Diretora do IAT, Cybele Amado; a presidente do FONCEDE, Márcia de Carvalho, e o Professor Sênior da USP, Luís Miguel de Menezes.
No dia 31/01, foi realizada uma oficina sobre o “Programa de Saúde do Professor”, com o psicólogo Marcelo Almeida e a Superintendente da SUPEDE Maria do Rosário; uma palestra sobre “Evasão Escolar e Busca Ativa”, com o Articulador de Projetos da UNDIME Vilmar Klemann; uma palestra sobre “EAD, Educação On-line, Ensino Remoto e Ensino Híbrido”, com o Mestre em Educação e Contemporaneidade, Diego Aric.
Houve também a exibição do vídeo vencedor da etapa territorial do 7º Concurso de Vídeos “Saúde na Escola”, produzido pelo estudante do CETEP Vale do Jiquriçá, Ruan Regis, orientado pela professora Maianna Assis; e uma apresentação de dança do estudante Keven Almeida, do Colégio Estadual Professor Eraldo Tinoco (Lafaiete Coutinho/BA).
No dia 01/02, para abrir a Jornada Pedagógica do NTE 09, realizou-se a live “Avaliação da Aprendizagem da Pandemia: como avaliar no continuum curricular?”, com a educadora e psicóloga Thereza Penna Firme.
Além disso, técnicos no NTE 09 participaram de forma virtual de algumas atividades nas escolas, e três equipes saíram a campo para visitar as unidades, acompanhar a Jornada Pedagógica e o início das aulas no chão da escola junto com toda a equipe técnica, pedagógica, pais e estudantes.
O diretor do NTE 09, professor Williams Panfile, visitou unidades escolares para ouvir os estudantes acerca desse primeiro mês de aulas, entender quais as questões que precisam ser melhoradas, e divulgar e mobilizar os estudantes para as eleições de líderes de classe de 2022, um dos meios do protagonismo juvenil na escola e em toda a rede estadual de ensino.
Panfile esteve no Colégio Estadual José Malta Maia (Jiquiriçá/BA) para acompanhar o 1º dia de aulas do ano. Essa foi a unidade escolar do NTE 09 mais afetada pelas chuvas de dezembro de 2021, perdendo móveis, eletrodomésticos, material tecnológico/digital, além do desabamento de um muro.
Após um rápido e eficiente trabalho da gestão da escola, junto com o NTE e a SEC/SUPEC/COINF, os estudantes de Jiquiriçá foram acolhidos nesta quinta-feira para dar início ao ano letivo. Além disso, o município irá receber um complexo esportivo que já está em construção.
Atualmente, o NTE 09 conta com cerca de 20 mil estudantes, e está com 22 unidades escolares funcionando 100% presencial, 4 temporariamente no remoto e outras 3 que iniciarão as atividades no mês de março de forma 100% presencial, após finalização de obras de modernização e/ou ampliação.
Parafraseando Anísio Teixeira, “Só existirá democracia no Brasil no dia em que se montar no país a máquina que prepara as democracias. Essa máquina é a da escola pública”. Educar é crescer, e crescer é viver.
Fonte: NTE 09