Domingos José dos Santos, aluno de Elísio Medrado, deficiente visual, está aprovado para o curso de direito na UNEB

Morador da localidade da Jacutinga, um aluno cego, que venceu todas as barreiras e conquistou seu espaço no Rômulo com sua inteligência, carisma, gentileza e amizade.

Continua após a publicidade..

Em 2018, O Colégio Estadual Rômulo Galvão afirma que teve a honra de receber um aluno muito especial e muito querido na modalidade do ensino médio da unidade escolar. Ele se chama Domingos José dos Santos, morador da localidade da Jacutinga, um aluno cego, que venceu todas as barreiras e conquistou seu espaço no Rômulo com sua inteligência, carisma, gentileza e amizade.

Na perspectiva da Educação inclusiva, o Rômulo Galvão procurou garantir todos os direitos do aluno, formando uma parceria entre alunos, docentes, equipe gestora e família.

A inclusão de Domingos na classe comum apesar das dificuldades iniciais foi logo superada, graças ao acolhimento da turma, professores, funcionários e equipe gestora que assim puderam proporcionar uma educação mais justa, apropriada a realidade do aluno. Isso foi de fato, uma conquista que teve que ser feita com muito trabalho e dedicação de todas as pessoas envolvidas no processo de aprendizagem. Entre elas a professora cuidadora Aniele Palmeira que ficou ao lado de Domingos durante todo o tempo de estudo. 

Tal postura enquadra-se no princípio da igualdade de oportunidades educativas e sociais a que todos os alunos, sem exceção, têm direito, pretendendo significar que todos os alunos devem (ou têm o direito de) ser incluídos no mesmo tipo de ensino. E esse direito foi atendido pela secretaria estadual de Educação, na pessoa do secretário Jerônimo Rodrigues que cuidou pessoalmente de atender ao pedido de uma cuidadora para dar apoio ao aluno. 

Domingos José é aluno super esforçado, inteligente, toca instrumentos, canta muito bem e participa de todos os projetos da escola, ele concluiu o Ensino médio no ano passado com um desempenho admirável.

Em 2021 ele fez o ENEM pela primeira vez, de cara obteve 800 pontos na redação e podia cursar facilmente uma vaga nas faculdades de diversas áreas, mas não se conformou com essa nota e disse que tentaria no ano seguinte porque o seu sonho era cursar direito, ser advogado.

“Parabéns Domingos pela sua aprovação no vestibular. Saber disso deixou nosso coração cheio de orgulho! Vi seu esforço de perto, e o resultado não poderia ser diferente e é isso que faz com que essa aprovação seja tão especial! O mérito é todo seu por tanto estudo e dedicação. Você merece isso e muita felicidade ainda nessa nova etapa da sua vida, uma etapa que deve ser muito bem aproveitada com estudos. Meus parabéns, e boa sorte nessa jornada!” Afirma a direção da Escola

Fonte: ASCOM

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato