Estudantes de Maracás tiveram aula de campo em mananciais de rios do município

A atividade, alusiva ao Dia Mundial da Água (22 de março), teve como objetivo estabelecer relações entre o uso das águas e sua importância para a preservação da vida no planeta, a partir de análise da realidade local.

A comunidade escolar do Colégio Estadual Edilson Freire, localizado em Maracás, realizou uma visita, nesta sexta-feira (25), aos mananciais que compõem as microbacias dos rios Paraguaçu, de Contas e Jequiriçá. A atividade, alusiva ao Dia Mundial da Água (22 de março), teve como objetivo estabelecer relações entre o uso das águas e sua importância para a preservação da vida no planeta, a partir de análise da realidade local.

Durante a aula de campo, que teve como tema “Maracás: cabeceira de águas da Bahia”, os estudantes puderam observar a estrutura de captação de água da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), por meio de adutora que serve a população local. Professor de Geografia, Flávio Guimarães de Souza, promoveu o diálogo sobre temáticas relacionadas à água, como preservação dos recursos hídricos; combate à poluição dos rios; e conservação de nascentes.

“A ideia foi conversarmos sobre a importância da água no planeta e seu uso em diversos aspectos. Para isso, optamos por visitar algumas fontes de água disponíveis nas margens da malha urbana do município, entre as quais as lagoas das Lajinhas e do Cumbi. A atividade continuará sendo desenvolvida durante todo o ano letivo”, revela o educador.

A estudante Graciele Santana Lago, 15, 1º ano do Ensino Médio, falou sobre a experiência de visitar as represas Boca do Mato e Riacho das Palmas. “Foi uma aula muito importante, porque acredito que nenhum de nós sabia que Maracás é um grande dispersor de água para a Bahia. Visitamos a barragem que a EMBASA capta água e distribui para a cidade e podemos ver de perto todo o processo”.

Fonte: Criativa On Line

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato