O objeto doado é o OrCam MyEye 2.0, considerado a ferramenta mais avançada do mundo para dar assistência a pessoas com deficiência visual.
O estudante de Elísio Medrado, Domingos José dos Santos, 33 anos, que é deficiente visual, recebeu da Secretaria de Educação da Bahia um aparelho para ser utilizado durante os estudos no curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), em Valença.
O objeto doado é o OrCam MyEye 2.0, considerado a ferramenta mais avançada do mundo para dar assistência a pessoas com deficiência visual. O dispositivo se anexa a um óculos convencional e faz a leitura automática de diversos elementos apresentados, como textos, telas, rostos e objetos.
O aparelho foi entregue a Domingos pelo diretor do Núcleo Territorial de Educação 09 (NTE 09), Williams Panfile, e por Ivan Silva, diretor do Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, onde o ex-aluno estudou e se preparou para ser aprovado através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
Muito empolgado e feliz com o novo recurso para estudar, Domingos comemorou. “Esse aparelho será muito útil para mim durante o período universitário e, posteriormente, no exercício da minha profissão, uma vez que vai me auxiliar na leitura dos livros, como também dos processos judiciais”, disse o estudante.
Fonte: I75 – Foto: Feijão Almeida / SEC