Rochas de Itatim podem entrar para a Rede Mundial de Geoparques da UNESCO

Segundo a prefeitura de Itatim, a viabilidade para a inclusão das rochas na Rede Mundial de Geoparques será analisada pelos órgãos competentes.

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura de Itatim recebeu a visita de três geólogos que trataram sobre os Geoparques Mundiais, estruturas que visam à conservação e o desenvolvimento sustentável dos territórios onde estão localizadas formações rochosas.

Estiveram no município o professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Geraldo Marcelo, Antônio Dourado e Adalberto Ribeiro, geólogo da Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM).

“Ficamos encantados com os estudos já feitos por turmas de Geologia da UFBA sobre Itatim, que, segundo os técnicos, pode ser um dos maiores sítios de inselbergs do mundo”, diz uma postagem da prefeitura sobre a visita dos profissionais.

Inselbergs são afloramentos rochosos isolados que surgem acima das planícies que os cercam. Estes ambientes abrigam uma vegetação com elevado grau de diversidade e endemismo. Os mais conhecidos de Itatim são o Morro da Toca, Morro da Ponta Aguda, Morro do Enxadão, Morro do Roque, dentre outros.

Segundo a prefeitura de Itatim, a viabilidade para a inclusão das rochas na Rede Mundial de Geoparques da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) será analisada pelos órgãos competentes.

Fonte: Itatim News

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato