Dos nomes anunciados, 13 permanecem à frente dos cargos que ocupam.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou nesta sexta (06), a primeira leva de nomeações do segundo escalão do novo governo. Foram revelados os gestores de 20 órgãos mais o Hospital Geral Roberto Santos. Dos nomes anunciados, 13 permanecem à frente dos cargos que ocupam. Outros 20 nomes devem ser anunciados na próxima semana.
Apesar da manutenção da maior parte dos gestores anunciados, Jerônimo lembrou que nenhum dos nomes está no cargo desde o início do governo Rui Costa e destacou que, apesar da permanência, a gestão que se inicia irá exigir uma nova postura.
“Dar uma sacodida, tirar a poeira, tirar o limo, não é mais governo Rui Costa, é governo Jerônimo, a gente precisa entender que a dinâmica tem que ser renovada “, enfatizou o governador na transmissão feita pelo youtube. Jerônimo confirmou que a definição dos nomeados levou em conta a indicação de partidos, mas fez questão de esclarecer que o critério técnico foi preponderante.
Sobre os cargos ainda não definidos, o governador deixou transparecer que as vagas podem ser preenchidas por aliados, mas negou a cessão de órgãos com “porteira fechada”. “Se nós precisamos dos partidos na campanha, é com eles que a gente vai governar”, disse Jerônimo, traçando um paralelo com a montagem do governo Lula.
Entre os novos nomes, destaque para Heber Santana, do Partido Social Cristão (PSC), que apoiou Jerônimo no segundo turno das eleições e vai a Superintendência de Defesa Civil, responsável pela assistência às populações vítimas de seca e enchentes.
Carlos Martins, ex-secretário dos governos Jaques Wagner e Rui Costa, assume a Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), responsável pelo metrô e VLT (veículos leves sobre trilhos). No Planserv, onde Socorro Brito permanece, Jerônimo destacou o desafio de ampliar a cobertura no interior.
“Nós temos escolas em todos os municípios, então é fundamental que em todo canto que tenha um servidor público, o Planserv chegue”. Jerônimo ainda nomeou a diretora do Hospital Geral Roberto Santos, Lucrécia Sarvenini Freitas, se antecipando à secretária Roberta Santana e justificou o gesto.
“Eu estou demarcando um espaço de que nós vamos avaliar a dinâmica necessária dos hospitais, assim como escolas, etc. Eu não vou ficar anunciando nome de diretor de hospital. A secretária Roberta Santana vai fazer isso. Mas, nesse, pelo seu tamanho, pela sua importância, dando um gesto de que a gente vai estar de olho”, disse o governador, que reforçou o foco na melhoria da central de regulação, compromisso de campanha.
Confira a lista dos anunciados:
– Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) – Piti Canella
– Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Irdeb) – Flávio Gonçalves
– Fundação de Apoio à Pesquisa da Bahia (Fapesb) – Handerson Leite
– Departamento Estadual de Trânsito – (Detran) – Rodrigo Pimentel
– Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem) – Rodrigo Hita
– Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac) – Regina Affonso
– Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) – Flávio Machado
– Companhia de Processamento de Dados da Bahia (Prodeb) – José Rebouças
– Bahiagás – Luis Gavazza
– Procon – Tiago Venâncio
– Planserv – Socorro Brito
– Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb) – Alexsandro Freitas Silva (Alex Futuca)
– Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI) – José Acácio
– Superintendência de Patrimônio (Supat) – Hemerson Cardoso Guimarães
– Superintendência de Defesa Civil (Sudec) – Heber Santana
– Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) – Jeandro Laytynher Ribeiro
– Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) – José Trindade
– Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater) – Lanns Almeida
– Departamento de Infraestrutura de Transportes (Derba) – Saulo Pontes
– Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) – Carlos Martins
– Hospital Geral Roberto Santos – Lucrécia Sarvenini Freitas
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fonte: A Tarde