O presidente falou que os militares que participaram desses ataques na Praça dos Três Poderes serão punidos.
Na primeira entrevista depois dos os atos que depredaram as sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, o presidente Lula (PT) disse que os serviços de inteligência militar erraram por não alertar sobre a possibilidade dos ataques antidemocráticos. Na conversa que foi exibida pela Globonews, o chefe do Executivo enviou um recado às Forças Armadas: “quem quiser fazer política tire a farda”.
“Nós temos inteligência do Exército, nós temos inteligência do GSI [Gabinete de Segurança Institucional], nós temos inteligência da Marinha, nós temos inteligência da Aeronáutica, ou seja, a verdade é que nenhuma dessas inteligências serviu para avisar ao presidente da República, ou seja, que poderia ter acontecido isso”, destacou Lula.
O presidente falou que os militares que participaram desses ataques na Praça dos Três Poderes serão punidos. “Não importa a patente. Não importa a força que ele participe, todos que a gente descobrir que participaram dos atos serão punidos. Terão que ser afastados das suas funções e vão responder perante a lei”.
O presidente também sugeriu que Jair Bolsonaro (PL) pode ter envolvimento com o grupo que atacou a sede do Supremo Tribunal Federal, o Congresso e o Palácio do Planalto.
“E o silêncio dele, mesmo depois do acontecimento aqui, me dava a impressão que ele sabia de tudo o que estava acontecendo, que tinha a ver com aquilo que estava acontecendo. Obviamente que quem vai provar isso são, sabe, as investigações”, argumentou Lula.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fonte: A Tarde – Foto: Sérgio Lima / AFP