Novo golpe frauda cartão de crédito por aproximacao

A técnica usada burla a segurança e obriga os clientes a pagar do jeito tradicional: inserindo o cartão.

Continua após a publicidade..

Cibercriminosos brasileiros especializados em vírus financeiros lançou um programa malicioso capaz de bloquear pagamentos por aproximação em pontos de venda.

Com o golpe, eles obrigam os consumidores a inserir o cartão de crédito na máquina, possibilitando a fraude.

Segundo a empresa de cibersegurança, é a primeira vez que uma gangue consegue dar um nó nesse formato de pagamento.

Os pagamentos por aproximação, efetuados apenas encostando um cartão de crédito ou dispositivo eletrônico na máquina, se tornaram populares e são tidos como mais seguros.

Neles, cada compra tem um identificador único e mesmo que as informações sejam capturadas por criminosos, não têm utilidade.

A técnica usada burla a segurança e obriga os clientes a pagar do jeito tradicional: inserindo o cartão.

Quando há uma tentativa de pagamento por proximidade, a máquina infectada exibe a mensagem “ERRO APROXIMACAO (sic) INSIRA O CARTAO (sic)”. Esse texto pode ser alterado em outras versões do malware.

Em nota, a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs) afirma que não detectou evidência desse malware em ação. “O pagamento por aproximação é uma tecnologia segura, adotada em diversos locais do mundo, com os mesmos parâmetros de segurança exigidos no Brasil”, afirma.

A nova versão do vírus do Prilex é também capaz de filtrar os dados roubados, para apenas de bandeiras ou de segmentos específicos, com isso, o grupo consegue fazer bancos de cartões mais valiosos para vender para outros criminosos.

Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram

Fonte: Bocão News / FolhaPress

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato