Estoque de sangue da Hemoba permanece em estado crítico devido a alta demanda dos hospitais

A doação regular dos voluntários continua sendo o meio mais eficaz para o estoque ficar em nível seguro.

Mesmo com a estabilidade de candidatos à doação, a Hemoba continua com o estoque de sangue crítico para todos os tipos sanguíneos.

Um dos motivos é o crescimento da demanda por hemocomponentes nas unidades hospitalares da Bahia nos últimos três meses.

Nos meses de novembro de 2022 a janeiro de 2023, foram 42.742 solicitações de hemocomponentes, enquanto que no mesmo período anterior atingiram 37.525, um aumento de 14%.  

Segundo o diretor geral da Hemoba, Luiz Catto, muitos fatores explicam aumento de solicitações de hemocomponentes neste verão, como a liberação de cirurgias eletivas após um período de retenção durante a pandemia da Covid-19, mais turistas e de tráfego nas estradas, que cresce o risco de acidentes de trânsito e, por consequência, pode aumentar a demanda por transfusão de sangue.  

A doação regular dos voluntários continua sendo o meio mais eficaz para o estoque ficar em nível seguro.

Os homens podem doar até 4 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 60 dias entre as doações, e as mulheres podem doar até 3 vezes a cada 12 meses, com intervalo mínimo de 90 dias entre as doações.

Em Salvador, o Hemocentro Coordenador recebe os doadores de segunda-feira a sexta-feira, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h às 16h30.

Já no Hospital Irmã Dulce, a coleta funciona de segunda a sexta-feira, das 7h10 às 11h30 e das 13h às 16h. Para conferir o horário de atendimento no interior do estado, acesse o site: http://hemoba.ba.gov.br/ .

Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram

Fonte: Ascom Hemoba

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato