Segundo a Anatel, o objetivo é preservar a segurança da rede, pois esses equipamentos não são homologados.
As “TVs Box” ou “Smart TV Box” (aparelhos que pirateiam conteúdo de canais por assinatura e streaming) terão o sinal bloqueado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações).
Segundo a agência, no Brasil possui entre 5 milhões a 7 milhões de aparelhos nessa situação, essa informação foi divulgada nesta quinta-feira (09).
“Por meio de toda uma solução tecnológica, serão bloqueados os servidores, os computadores que distribuírem a chave para quebrar o código dos conteúdos (das TV). A ideia é não permitir a conexão entre esse servidor e esses milhões de dispositivos. Quando o consumidor perceber que aquela caixa de R$ 400 não abre nada, ele vai parar de usar e jogar fora. Isso é um grande desafio”, disse o presidente da Anatel, Carlos Baigorri.
Segundo a Anatel, o objetivo é preservar a segurança da rede, pois esses equipamentos não são homologados e, segundo a agência, são equipamentos fraudulentos oferecem risco aos usuários. O “selo” de homologado pela agência consta no aparelho e pode ter seus dados checados no site da agência.
Acessar a TV paga pela internet não é irregular. A irregularidade ocorre no momento em que o aparelho oferece o sinal da televisão de forma pirata, sem qualquer autorização e com acesso clandestino ao conteúdo.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fonte: Blog do Valente