O objetivo da tecnologia é garantir a segurança, apoiar os moradores locais e viabilizar a melhor experiência aos foliões.
O Carnaval de Salvador de 2023 contará com uma tecnologia de mobilidade inédita que foi desenvolvida para aumentar a segurança e controlar os veículos, nas zonas da Barra/Ondina e no trecho da orla atlântica entre a Boca do Rio e Patamares.
Cerca de 15 displays inteligentes serão instalados e posicionados nas ruas e gerarão informações e imagens para cada motorista que estiver utilizando aquela rua indicando se eles têm ou não permissão para transitar, conforme a luz indicativa no painel.
Quando um veículo credenciado passar pelo pórtico uma luz verde acenderá ao lado da palavra “ok”, caso não esteja credenciado, acenderá uma luz vermelha com o letreiro mostrando “não ok” ao lado.
Em paralelo os equipamentos geram informações sobre a circulação dos veículos para uma plataforma inteligente de dados que irão auxiliar os gestores municipais nas tomadas de decisões.
O sistema também é capaz de avaliar com equipamentos de mobilidade as condições de tráfego, possibilitando estratégias para resolver problemas no trânsito em horários específicos.
O diretor presidente da empresa responsável explica que o sistema inteligente visa gerar informações avançadas sobre o tráfego veicular urbano e disponibilizá-las aos usuários e gestores das vias urbanas em tempo real.
“Sistemas com solução 100% nacional possibilitam a implantação de uma maior quantidade de sensores, que coletam dados em tempo real. Isso resulta em uma maior integração de dados das vias, dos motoristas e dos veículos, com capacidade de gerar dados computacionais valiosos para a gestão da mobilidade e predição de riscos na realização de grandes eventos”, explica Guilherme Araújo, diretor presidente da Velsis.
O objetivo da tecnologia é garantir a segurança, apoiar os moradores locais e viabilizar a melhor experiência aos foliões.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fonte: Criativa On Line