Esse processo deve ser realizado em até 30 dias após a compra.
Comprar uma moto pode ser dificuldade para muitas pessoas, por isso, muita gente busca em leilões por achar mais baratas do que as compradas de concessionárias ou outros proprietários.
A regularização do veículo não é muito diferente do processo padrão, existem muitos passos a serem seguidos para fazer essa etapa e desfrutar da moto sem preocupações, esse processo deve ser realizado em até 30 dias após a compra.
Confira abaixo o passo a passo:
- Ir ao Detran e arrumar a documentação
Precisa ir até o Detran para dar entrada na regularização e prestar atenção à documentação, é preciso observar se que a moto não possui dívidas, que devem ser quitadas pelo proprietário anterior, caso existam, é necessário verificar também se a moto possui danos reversíveis que afetem mais de 75% de sua lataria, pois isso poderá impedir a regularização dos documentos.
- Processo de inspeção veicular e emissão do CSV
Depois precisa passar perla inspeção para comprovar que o veículo está em condições adequadas para circular novamente, sem representar riscos, esse passo também é realizado em conjunto com o Detran, que fornecerá a autorização para a inspeção.
A inspeção permitirá a emissão do CSV (Certificado de Segurança Veicular), esse documento é concedido após a moto passar pela inspeção técnica, que é necessária para a etapa final do processo de regularização do veículo.
A vistoria avaliará se a moto está funcionando corretamente.
- Se atentar ao pagamento do IPVA
A partir do momento em que a moto está nas mãos de um novo proprietário, a responsabilidade pelo pagamento do IPVA recai sobre ele.
- Autorização final do Detran
Depois dessas etapas o último passo é obter a autorização final do Detran, que vai permitir que a moto circule, esse processo é realizado na parte administrativa do órgão.
Para obter a autorização do Detran, o proprietário deve possuir alguns documentos: certificado de registro e segurança veicular, comprovante bancário de pagamento, requerimento para desbloqueio do sinistro, nota fiscal emitida no momento da compra do leilão, laudo de vistoria e comprovante bancário de pagamento da taxa de emissão do CRV (Certificado de Registro do Veículo).
Após enviar todos esses documentos, o Detran pode levar até 90 dias úteis para concluir o processo, a partir desse momento, tudo estará resolvido.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fonte: Criativa On Line