Existem níveis de carga que são proibidos se você quiser manter a saúde de sua bateria por mais tempo: zero por cento (0%) e cem por cento (100%).
Para preservar a vida útil da bateria do seu smartphone, é imprescindível se atentar para um carregamento adequado, contudo, existem níveis de carga que são proibidos se você quiser manter a saúde de sua bateria por mais tempo: zero por cento (0%) e cem por cento (100%).

0% a 19% de carga: Um Estado de “Exaustão”
Esgotar completamente a bateria do seu telefone antes de recarregá-la não é uma boa ideia. Este conceito, conhecido como “ciclo de carga completo”, era relevante para as baterias de níquel-cádmio (NiCd) e níquel-metal hidreto (NiMH) mais antigas, as baterias de íon de lítio modernas, que são usadas na maioria dos smartphones hoje, não se beneficiam deste método.
Deixar a bateria do celular cair para 0%, pode leva-la a reações químicas que danificam a bateria, diminuindo sua capacidade de retenção de carga.
81% a 100% de carga: Um Estado de “Sobrecarga”
Carregar constantemente o seu telefone até 100% também não é ideal, pois quando uma bateria de íon de lítio é carregada até sua capacidade máxima, ela entra em um estado de “sobrecarga” e coloca a bateria sob uma quantidade considerável de estresse e gera calor excessivo.
Essa sobrecarga pode causar uma degradação acelerada dos materiais da bateria e leva-la a um “inchaço”. Além disso, a exposição constante a altas temperaturas pode ser ainda mais prejudicial.
20% e 80%, a “Zona Segura” de carregamento
Especialistas sugerem manter a carga da bateria entre 20% e 80%. Esta é a “zona segura” que minimiza o estresse na bateria e preserva sua capacidade de retenção de carga.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fonte: Mídia Bahia