Governo estuda possibilidade de ligações ferroviárias entre Feira de Santana e Salvador e Vitória da Conquista e Itabuna

Com uma ligação ferroviária, o tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana, por exemplo, que hoje dura em média 71 minutos, poderia reduzir para 35 minutos através do trem expresso.

Continua após a publicidade..

Salvador e Feira de Santana, Vitória da Conquista e Itabuna poderão ser ligadas por ferrovias.

O governador Jerônimo Rodrigues (PT), anunciou na quarta-feira (14) que estudos de viabilidade serão iniciados em breve.

A empresa CCR, com atuação nos segmentos de concessão de rodovias, mobilidade urbana, aeroportos e serviços, é a responsável pela elaboração dos projetos que irão avaliar se a construção de tais obras serão viáveis ou não.

Segundo o governador, o estudo vai indicar se é viável a ligação entre Salvador e Feira de Santana por trem ou metrô, no mesmo trajeto da BR-324, assim como qual seria a alternativa mais adequada para a ligação entre Itabuna e Vitória da Conquista

O ex-diretor de Mobilidade Urbana da Bahia e consultor de ferrovias, Danilo Ferreira, informou que as análises iniciais sobre o trecho entre as duas maiores cidades da Bahia já estão mais avançados, em nível de informação técnicas.

“O trecho Feira de Santana a Salvador já está mais avançado a nível de informações técnicas, como demanda, modelagem e traçados. É o trecho onde estão mais avançados os estudos. Os próximos passos são detalhar mais os estudos, aprofundar mais nos projetos de engenharia preliminares, para fazer a análise mais apurada dos números, e ai sim fazer uma segunda análise, que é o estudo de viabilidade técnica econômica”, afirmou o ex-diretor.

Com uma ligação ferroviária, o tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana, por exemplo, que hoje dura em média 71 minutos, poderia reduzir para 35 minutos através do trem expresso.

Neste trajeto, algumas cidades também seriam beneficiadas com algumas estações.

O trem poderia parar em Santo Amaro, Candeias e Simões Filho, além de uma outra estação na BR-101, já no território feirense.

Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram

Fonte: Agência Sertão / Bahia Notícias

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato