Os ambulantes retirados das ruas foram direcionados para a feira livre da cidade, a ação foi acompanhada por policiais militares e guardas municipais.
Uma operação para retirar ambulantes dos espaços informais no Centro da cidade, foi iniciada pela Prefeitura de Santo Antônio de Jesus.
A secretária de Governo, Nil Corrêa, explicou que o Ministério Público da Bahia ajuizou uma ação civil pública em 2015, recomendando que o município organizasse o solo público e proibisse o mau uso dos espaços públicos.
“O Ministério Público da Bahia ajuizou, em 2015, uma ação civil pública em desfavor de Santo Antônio de Jesus para que ela pudesse ordenar o solo público, para que pudesse fazer a adequação das ruas, vias públicas e pelo mau uso dos espaços públicos. Dito isto, sempre estamos sendo cobrados para desobstruir os ambientes, utilizados de forma e irregular por trabalhadores informais, que são os ambulantes.”
A prefeitura de Santo Antônio de Jesus iniciou um processo de desocupação das ruas da cidade por ambulantes. “Desde 2022 a gente foi intimado severamente para que pudéssemos esvaziar as ruas dos Correios, que estava lotada de barracas dos trabalhadores informais”.
No entanto, os ambulantes voltaram às ruas, e a prefeitura foi novamente intimada a cumprir a recomendação do Ministério Público. “Nesta última semana fomos mais uma vez, dentro do processo que corre na justiça cobrados a atuarmos desobstruindo as ruas e ainda tem uma citação que ao invés de ter mantido aquela atuação de 2022, que a situação estaria ainda pior”.
Os ambulantes retirados das ruas foram direcionados para a feira livre da cidade, a ação foi acompanhada por policiais militares e guardas municipais.
“Eles possuem espaço na Feira Livre. Eles têm espaço lá para trabalhar e, quando estiverem lá, com certeza as pessoas irão lá comprar as mercadorias deles”, afirmou a secertária.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fontes: Mídia Bahia / Blog do Valente