É importante que a população se conscientize e economize na hora de abrir a torneira ou o chuveiro, senão uma crise hídrica pode se instalar.
O período sem chuva que a população de Elísio Medrado está vivenciando é preocupante, afinal ainda não estamos no verão e os reservatórios de água estão baixando com uma velocidade alta, a pergunta que todos fazem é: vai faltar água?
A barragem do Jacutinga, de onde a Embasa retira a água para tratar e distribuir para os cerca de 1.800 imóveis do município, ainda está com um uma boa quantidade, embora a vazão por cima da trincheira quase não exista mais.
A empresa alerta que, se o município tiver mais 20 dias de estiagem, o abastecimento ficará comprometido, pois as nascentes do Rio Jacutinga já não têm a mesma vitalidade de alguns meses atrás, há um monitoramento feito a cada 2 dias no reservatório.
De acordo com a Embasa, o consumo de água aumentou em Elísio Medrado desde que o sol forte e o calor, se intensificaram.
É importante que a população se conscientize e economize na hora de abrir a torneira ou o chuveiro, senão uma crise hídrica pode se instalar.
O crescimento do gasto de água já afetou parte da distribuição.
Para não deixar nenhum consumidor desamparado, os funcionários da empresa estatal estão fazendo as chamadas manobras de forma fracionada, isso porque não dá para atender a todas as casas no mesmo dia.
Como passa por processos de tratamento, o gasto acaba sendo mais rápido do que a viagem da água do Jacutinga até os filtros da Embasa e, depois, para as casas, neste caso, haverá mais procura do que oferta, por isso, a importância de economizar.
Dicas para economizar água
Cronometre o banho
Um banho de 15 minutos pode gastar até 135 litros de água. Se você reduzir o tempo embaixo do chuveiro para 5 minutos, apenas 45 litros são utilizados.
Desligue a torneira ao escovar os dentes
As torneiras também são grandes responsáveis pelo desperdício. Escovar os dentes e lavar o rosto e as mãos com a torneira aberta pode representar um gasto de 12 litros de água.
Limite o uso da máquina de lavar
O ideal é usar a máquina sempre cheia e em ciclos completos de lavagem. Para isso, acumule mais roupas para lavar tudo de uma vez.
Verifique e corrija vazamentos
Infiltrações e vazamentos podem acontecer sem que você perceba e representar um elevado desperdício de água. Goteiras e manchas na parede são indícios que aparecem quando problemas maiores já se instalaram há mais tempo. Outros sinais são mofo, pintura com bolhas, pintura com aspecto umedecido e bolor.
Feche bem as torneiras
Torneira vazando é fácil de perceber e pode desperdiçar até 40 litros de água por dia. Se ver esse problema, é fundamental realizar a troca ou o conserto.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fonte: I75