Índios ocupam propriedade na localidade de Pedra Branca, zona rural de Santa Teresinha

As imagens mostram o grupo na entrada de uma fazenda, cantando e dançando e, segundo informações, mais índios estão a caminho da localidade.

Na manhã deste domingo (10) vários índios chegaram no distrito de Pedra Branca, zona rural de Santa Teresinha, reivindicando a posse e terra e do território ocupado pelos seus ancestrais.

Segundo informações de moradores da região, que entraram em contato com o Conexão no Vale, o grupo chegou em um ônibus e querem ocupar uma propriedade que pertencia a uma senhora que era freira e já faleceu, e hoje está com os herdeiros, que não tomam conta, os índios entraram e dizem que é deles.

As imagens mostram o grupo na entrada de uma fazenda, cantando e dançando e, segundo informações, mais índios estão a caminho da localidade.

A história do povoado de Pedra Branca foi marcada por conflitos entre indígenas, autoridades públicas e colonos locais. Os indígenas de Pedra Branca frente ao processo de exclusão da participação da administração pública da vila e, principalmente, frente ao processo de usurpação das terras indígenas, isto é, de uma légua e meia de terra que os indígenas diziam ter herdada dos seus antepassados e, por isso, de ser os legítimos donos. O resultado deste processo conflituoso foi: a extinção da municipalidade e do aldeamento, a invasão das terras por posseiros e a dispersão dos indígenas.

Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram

Com informações de internautas do Conexão no Vale, Recôncavo no Ar, texto de apoio: Edilmar Cardoso Ribeiro / Universidade Católica do Salvador / Faculdade Católica de Feira de Santana.

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato