As amostras do terreno foram coletadas por uma máquina perfuratriz no local exato onde estarão cada um dos pilares.
A Concessionária Ponte Salvador-Itaparica iniciou a sondagem do novo Sistema Rodoviário com uma perfuração feita em terra no município de Vera Cruz nesta quarta-feira (31).
A fase é fundamental para avaliar o solo e definir a fundação da ponte.
As amostras do terreno foram coletadas por uma máquina perfuratriz no local exato onde estarão cada um dos pilares e serão enviadas para laboratório onde serão feitas as análises detalhadas.
Segundo a concessionária, além de Vera Cruz, a sondagem em terra envolverá uma outra perfuração em Salvador.
Após a finalização dessa etapa em terra, a Concessionária Ponte Salvador-Itaparica começará a sondagem no mar, prevista para iniciar no mês de março.
Nessa fase serão utilizadas plataformas nas áreas da Baía de Todos-os-Santos consideradas de águas rasas, com até 10 metros de profundidade.
Logo em seguida, começa a sondagem em águas profundas, com mais de 10 metros de lâmina d’água, e uso de navios de grande porte que estarão acoplados com perfuratrizes para fazer a coleta de amostras do solo marinho.
A finalização de todo o processo de sondagem está prevista para dezembro de 2024, já os canteiros de obras começarão a ser mobilizados no início de 2025.
“Hoje demos um grande e importante passo rumo à concretização dessa nova solução de mobilidade que vai ampliar as perspectivas de futuro da Bahia”, comentou o presidente da Concessionária, Cláudio Villas Boas.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fonte: Correio 24 Horas