Remédios devem ter reajuste de 4,5% a partir de 1º de abril

O aumento é anual e leva em consideração um cálculo que considera a inflação no período medida pelo IPCA.

Continua após a publicidade..

O governo federal deve anunciar um aumento de 4,5% no preço dos medicamentos até o fim do mês.

A projeção do reajuste é feita pela indústria farmacêutica e pode ser oficializada pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos) ainda nesta semana.

O reajuste costuma ser divulgado no último dia útil de março, mas devido o feriado da Semana Santa existe a possibilidade de o anúncio ser feito até quinta-feira (28), ele deve entrar em vigor a partir do 1º de abril.

O aumento é anual e leva em consideração um cálculo que considera a inflação no período medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que ficou em 4,5% em fevereiro no acumulado dos últimos 12 meses.

Os outros índices usados no cálculo (produtividade da índice farmacêutica, custos de produção não captados pelo IPCA e promoção de concorrência no setor) foram estabelecidos como zero pela Cmed.

Neste ano, não haverá distinção de aumento em três faixas (mercado mais competitivo, moderadamente concentrado e muito competitivo) como já ocorreu em outros anos.

O aumento deve entrar em vigor em 1º de abril após a publicação da resolução da Cmed no Diário Oficial da União, porém o reajuste não é imediato, já que depende de cada farmácia e indústria farmacêutica.

Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
FacebookInstagram
 e Threads

Fonte: Bahia Notícias

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato