Estelionatários estão criando aplicativos falsos para induzir os contribuintes a baixar e instalar em seus dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
O CTIR Gov (Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo) alertou para o aumento de golpes durante a entrega da DIRPF (Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física).
Estelionatários estão criando aplicativos falsos para induzir os contribuintes a baixar e instalar em seus dispositivos móveis, como smartphones e tablets.
Os aplicativos falsos são muito semelhantes ao original da Receita Federal, inclusive reproduzindo a logomarca.
Ao baixar e instalar a versão dos golpistas, o contribuinte corre o risco de ter seus dados roubados, como nome completo, número de documentos e dados financeiros.
Como evitar cair em golpes:
- Baixe o aplicativo oficial da Receita Federal: O aplicativo oficial da Receita Federal para dispositivos móveis está disponível para download somente no site oficial do Imposto de Renda (link para Android e link para iOS).
- Cuidado com e-mails e mensagens de texto: A Receita Federal não envia e-mails ou mensagens de texto solicitando a correção de erros na declaração.
- Fique atento ao endereço do site: Ao acessar o site da Receita Federal, verifique se o endereço é https://www.gov.br/receitafederal (com “s” no final de “https”).
A Declaração do Imposto de Renda 2024 deve ser feita até as 23h59min59s de 31 de maio.
Até o dia 10 de abril, 12.904.537 contribuintes já haviam enviado o documento, o que representa 30% do total esperado para este ano.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Blog do Valente