A iniciativa visou promover a conservação dos oceanos, destacando a Baía de Todos os Santos, e alertar sobre poluição, sobrepesca e mudanças climáticas.
Em comemoração ao Dia Mundial dos Oceanos, estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas para 8 de junho, a Praia da Preguiça, em Salvador, foi o cenário escolhido para o mutirão Remada Mar Limpo, promovido pelo clube de canoagem Kaiaulu Va’a no domingo (09), no total, foram coletadas mais de 1 tonelada de materiais recicláveis retirados do mar.
A ação, que começou por volta das 8h, reuniu mergulhadores, pescadores e membros da comunidade, resultando na coleta de uma variedade de objetos do fundo do mar, como cacos de telhas, madeiras, vidros, latas de alumínio, garrafas PET e copos de plástico.
A gestora do Kaiaulu Va’a, Lorena Lago, destacou a importância da ação. “A gente sempre promove essa ação de limpeza da praia. Aproveitamos o Dia Mundial do Oceano para fazer uma ação maior, envolvendo mais pessoas. Este ano, conseguimos retirar um volume maior de lixo do mar, foi mais de uma tonelada em uma manhã inteira. Foi importante chamar atenção para essa causa e para o cuidado necessário com o meio ambiente.”
A iniciativa visou promover a conservação dos oceanos, destacando a Baía de Todos os Santos, e alertar sobre poluição, sobrepesca e mudanças climáticas.
Durante o mutirão, voluntários cobriram áreas como Praia da Preguiça, Gamboa e Solar do Unhão, com a coleta de lixo destinada à triagem e descarte adequado.
A realização do mutirão só foi possível graças ao apoio de várias instituições, incluindo a Associação de Remo Salvador, Associação de Moradores Amigos de Gegê da Gamboa de Baixo, Museu do Mar, Fundação Aleixo Belov, Uber Marítimo, Seu Case, Bahia Marina, Abena e La Roche-Posay.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Tribuna do Recôncavo