Segundo os pesquisadores, esses números refletem um contexto em que a violência letal tem se expandido por toda a Bahia.
Sete dos dez municípios brasileiros com as maiores taxas de homicídios por 100 mil habitantes em 2022 estão localizados na Bahia, conforme dados do Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e pelo FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública)..
Nesta terça-feira (18), foi divulgado o ranking liderado por Santo Antônio de Jesus, município do Recôncavo baiano, com uma taxa de homicídios estimada em 94,1 por 100 mil habitantes, esse índice colocou Santo Antônio de Jesus à frente de Jequié, que agora ocupa a segunda posição com uma taxa de 91,9 homicídios por 100 mil habitantes.
A lista segue com Simões Filho (81,2), Camaçari (76,6) e Juazeiro (72,3) nas terceira, quarta e quinta posição, respectivamente, depois vem Salvador no nono lugar (66,4), e Feira de Santana, no décimo (66,0).
Segundo os pesquisadores, esses números refletem um contexto em que a violência letal tem se expandido por toda a Bahia.
Até 2022, pelo menos 10 facções criminosas disputavam territórios tanto em áreas terrestres quanto na Baía de Todos-os-Santos, uma região estratégica para logística de transporte, fornecimento e exportação de drogas e armas.
Os estudiosos ainda criticam o “modelo falido de guerra às drogas” perpetuado pelo governo da Bahia, “com a explícita orientação para o confronto como estratégia política, na lógica do tiroteio, e não da investigação”. O resultado é que o estado também está na liderança dos índices de letalidade policial.
Na onda de violência que afeta a Bahia, Salvador manteve a liderança entre as capitais brasileiras com a maior proporção de crimes contra a vida em 2022, a cidade registrou 1.605 homicídios, resultando em uma taxa de 66,4 mortes por 100 mil habitantes.
Em termos absolutos, Salvador fica atrás apenas de São Paulo, que teve 1.762 homicídios, no entanto, a população da capital paulista (11.451.999 habitantes) é quase cinco vezes maior que a de Salvador (2.417.678 habitantes), o que resulta em uma taxa de homicídios menor em São Paulo, de 15,4 por 100 mil habitantes.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Com informações do G1 / Mídia Bahia