Rede social X, antigo Twitter, fecha escritório no Brasil

Segundo o X, o serviço continuará disponível para os usuários do país.

Continua após a publicidade..

A rede social X, antigo Twitter, anunciou neste sábado (17) que vai “encerrar as operações” no Brasil. Segundo o X, o serviço continuará disponível para os usuários do país.

A mensagem diz que a medida será tomada em razão de decisões judiciais do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, que, em um despacho, teria ameaçado multar e prender a responsável pelo escritório do X no Brasil, Rachel de Oliveira Villa Nova Conceição, por descumprimento de decisões judiciais.

“Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal Federal não terem sido ouvidos, de o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e de nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre o bloqueio de conteúdo em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal”, diz o X.

“Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil”, prossegue.

Moraes emitiu decisões em que mandava a rede social bloquear perfis que vinham publicando mensagens antidemocráticas ou de ódio contra autoridades, a empresa, no entanto, não teria cumprido essas determinações.

Moraes tinha elevado a multa por descumprimento para R$ 1,4 milhão ao dia, relacionada a sete contas na rede.

Dono da plataforma, o empresário sul-africano Elon Musk chegou a atacar Moraes em postagens em abril, e ameaçou reativar outras contas que tinham sido bloqueadas anteriormente, quando a rede ainda se chamava Twitter e não tinha sido comprada pelo magnata.

Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
FacebookInstagram
 e Threads

Fonte: G1

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato