Segundo a portaria, os organizadores desses eventos devem disponibilizar bebedouros ou ilhas de hidratação em locais de fácil acesso ao público.
O Ministério da Justiça publicou, nesta terça-feira (27), uma portaria no DOU (Diário Oficial da União) que obriga a distribuição gratuita de água em shows, grandes eventos, e jogos de futebol, especialmente durante períodos de calor intenso e altas temperaturas.
Segundo a portaria, os organizadores desses eventos devem disponibilizar bebedouros ou ilhas de hidratação em locais de fácil acesso ao público, além disso, será permitido que o público entre com garrafas de uso pessoal ou receba copos e embalagens para beber água, sem custos adicionais.
A portaria também estipula que o espaço do evento deve ser preparado para o resgate rápido de pessoas que apresentem problemas de saúde ou estejam em risco iminente.
Órgãos de defesa do consumidor serão responsáveis por monitorar o preço da água mineral vendida no local, garantindo que a venda não substitua a obrigatoriedade de oferecer água gratuitamente.
Essa portaria terá validade de 120 dias, após os quais será reavaliada para possível prorrogação.
A medida foi tomada após a morte de uma mulher que ocorreu em novembro do ano passado devido ao calor extremo durante um show no Rio de Janeiro.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Blog do Valente – Foto: Carlo Magnum