A receita gerada pelos turistas que visitam a capital baiana aumentou 54% nos primeiros sete meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
A Bahia tem experimentado um verdadeiro “boom” turístico, consolidando-se como um dos principais destinos do Brasil, a alta resulta de uma estratégia de diversificação das atividades turísticas, que vai além dos destinos tradicionais, atraindo visitantes de várias regiões do País e do mundo.
Segundo dados recentes da Setur-BA (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia), a receita gerada pelos turistas que visitam a capital baiana aumentou 54% nos primeiros sete meses de 2024, em comparação com o mesmo período do ano anterior.
De janeiro a julho, os visitantes gastaram cerca de R$ 11,4 milhões, em contraste com os R$ 7,4 milhões registrados em 2023.
“De janeiro a junho de 2024, o Brasil cresceu 1,3% na atividade turística, enquanto a Bahia cresceu 9,1%, oito vezes mais do que o Brasil. Nossos aeroportos movimentaram, até o mês de junho, 4 milhões e 10 mil pessoas, a maior movimentação do Norte-Nordeste brasileiro”, conta Maurício Bacelar, Secretário de Turismo da Bahia.
Segundo dados do Observatório do Turismo da Secult (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo), a capital baiana também registrou um impressionante número de 5,2 milhões de visitantes entre janeiro e julho de 2024.
O mês de junho se destacou, com um aumento de 68% na receita turística e um crescimento de 14,5% no fluxo de visitantes, em comparação com o mesmo período de 2023.
Márcio Franco, diretor de turismo da Secult, comentou sobre as ações da secretaria para diversificar as atividades turísticas de Salvador. “Além dos destinos tradicionais, Salvador possui segmentos turísticos que podem ser amplamente explorados, como o turismo de avistamento de baleias, mergulho e turismo religioso. A cidade tem investido fortemente em programações culturais e na melhoria dos equipamentos culturais, como a Casa do Carnaval e a Cidade da Música, para proporcionar uma experiência rica tanto para os moradores quanto para os visitantes”.
A valorização do afroturismo também tem sido uma estratégia importante para o turismo na capital. Franco destacou o sucesso do projeto “Rolê Afro”, que inclui 11 roteiros turísticos e mais de 30 pontos de visitação com experiências afro-brasileiras. “Atraiu um fluxo para dentro dessas experiências que antigamente não existiam ou existiam sem uma forma organizada, mas agora a gente tem, de fato, um turista recebido por um empreendedor qualificado e capacitado, que pode receber o turista”, afirmou.
Wilson Spagnol, presidente da ABIH (Associação Brasileira da Indústria Hoteleira), também ressaltou a importância dos eventos para o setor hoteleiro da cidade. “A volta do Centro de Convenções de Salvador foi um divisor de águas para o mercado de eventos na cidade. Quando perdemos o antigo centro, houve um impacto negativo significativo. Mas, com o novo equipamento, esse mercado retornou com força, o que é uma vocação natural de Salvador. O efeito cascata tem sido muito positivo, elevando a ocupação dos principais hotéis e até daqueles que não possuem centros de eventos, mas são demandados pelos visitantes quando os grandes hotéis já estão lotados”, afirma.
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Fonte: Blog do Valente