O principal motivo da saída foi o não cumprimento do contrato por parte da concessionária, que previa a duplicação das estradas baianas.
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, ex-governador da Bahia, anunciou neste sábado (21) que a ViaBahia deixará a concessão das BRs 116 e 324.
A decisão foi comunicada durante uma coletiva de imprensa em Vitória da Conquista, onde o ministro participou de um ato em apoio ao candidato Waldenor à Prefeitura.
O principal motivo da saída foi o não cumprimento do contrato por parte da concessionária, que previa a duplicação das estradas baianas.
Rui Costa explicou que a ViaBahia teve até o dia 19 de setembro para chegar a um acordo com o Governo, mas as negociações não avançaram.
“Solicitamos que a ViaBahia deixasse o contrato, e isso está encaminhado. A saída será homologada após o julgamento final pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o que deve ocorrer em dezembro”, afirmou o ministro.
Com a saída da concessionária, o Governo Federal assumirá as obras essenciais nas BRs 116 e 324.
Segundo Rui Costa, os investimentos começarão nos primeiros meses de 2025, enquanto uma nova concessão é preparada. O ministro reforçou que a decisão de retirada da ViaBahia se deu pela falta de execução plena do contrato e ausência de propostas que atendessem aos parâmetros legais.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Blog do Valente