O encontro discutiu o atendimento no SUS para pacientes com lúpus, doença autoimune que afeta milhões de brasileiros.
A pequena influenciadora digital Sofia, de apenas 9 anos, e sua avó Magnólia participaram nesta semana de uma audiência pública na Comissão de Assuntos Especiais no Senado Federal, em Brasília.
O encontro discutiu o atendimento no SUS (Sistema Único de Saúde) para pacientes com lúpus, doença autoimune que afeta milhões de brasileiros.
Sosô é moradora de Cruz das Almas e usa suas redes sociais para disseminar informações sobre o Lúpus.
Com uma oratória invejável, a criança emocionou os presentes ao relatar seus desafios diários com a doença autoimune. “Eu não sei porque é tão difícil uma consulta com reumatopediatria”.
A audiência foi presidida pela senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e reuniu pacientes, especialistas e representantes de entidades de saúde.
Segundo a avó de Sofia, Magnólia, o momento foi de grande importância para dar visibilidade à causa.
O lúpus, também conhecido como LES (Lúpus Eritematoso Sistêmico), é uma doença autoimune crônica que afeta o sistema imunológico, causando inflamação e danos em tecidos e órgãos do corpo: pele, articulações, rins, cérebro, pulmões e coração.
O lúpus pode manifestar-se de forma lenta e progressiva ou mais rapidamente, e os sintomas podem variar entre fases de atividade e remissão, alguns sintomas gerais são febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo.
O lúpus não é contagioso, mas o tratamento e a atividade da doença podem aumentar o risco de infecções oportunistas.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Blog do Valente