Após a intervenção, as reações emocionais dos participantes foram medidas, considerando sintomas de depressão e ansiedade.
Dormir menos horas do que o corpo precisa não apenas causa cansaço, mas também agrava sintomas de ansiedade, piora o humor e altera o funcionamento emocional, segundo um estudo publicado na revista Psychological Bulletin, da American Psychological Association.
A pesquisa envolveu uma análise de mais de 50 anos de estudos sobre privação de sono e emoções, incluindo 154 estudos com 5.715 participantes no total.
Nos estudos, os pesquisadores induziram a privação de sono em diferentes níveis, desde privação total até restrição parcial e fragmentação do sono, mantendo os participantes acordados por períodos prolongados ou despertando-os repetidamente durante a noite.
Após a intervenção, as reações emocionais dos participantes foram medidas, considerando sintomas de depressão e ansiedade.
Os resultados indicaram que qualquer tipo de perda de sono, seja privação total, sono reduzido ou fragmentado, resulta em menos emoções positivas, como alegria e satisfação, além de maior frequência de sintomas de ansiedade e elevação na frequência cardíaca.
Estes efeitos negativos foram observados tanto na reatividade emocional quanto no humor geral dos participantes.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Blog do Valente