Nesses meses, o nível da água tem baixado de forma alarmante, o que tem gerado preocupações para os moradores e para criadores de gado.
A estiagem prolongada tem causado sérios impactos nos recursos hídricos de diversas regiões e o Rio Jacutinga, localizado em Elísio Medrado e que abastece a sede e diversas comunidades rurais, não está imune a esse problema.
Nesses meses, o nível da água tem baixado de forma alarmante, o que tem gerado preocupações para os moradores e para criadores de gado.
A redução do nível do rio compromete não apenas o abastecimento de água para a população, mas também afeta a fauna e flora locais e com isso a falta de chuvas que são esperadas com as trovoadas dos meses de outubro, novembro e dezembro tem gerado a preocupante baixa do nível.
A situação do Rio Jacutinga é reflexo da falta de conscientização ambiental com o desmatamento que ocorreu ao longo dos anos, causando grande assoreamento das suas margens e dos córregos.
A previsão é de que, se não houver um aumento significativo das chuvas nos próximos meses, o rio possa tem seu fluxo interrompido.
Apesar de todos os problemas que vem causando o assoreamento do rio, nenhuma providência tem sido tomada, no entanto, é urgente que ações sejam feitas para que tal situação seja contida.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Recôncavo no Ar