O superintendente de Trânsito, Lucas Souza, explica que, durante o acompanhamento nas câmeras, já é possível identificar o carro ou motocicleta que realizou alguma infração grave.
Com o objetivo de tornar o trânsito de Amargosa cada vez mais seguro para pedestres e motoristas, a prefeitura, através da superintendência de Trânsito, passou a utilizar o videomonitoramento para fiscalizar e coibir imprudências.
O maior sistema de monitoramento utilizado na região é acompanhado por agentes na central, localizada na sede da SEMOP (secretaria Municipal de Serviços Públicos, Obras e Planejamento da Cidade).
Inicialmente, são utilizadas 26 câmeras de monitoramento de trânsito e 15 de reconhecimento facial em pontos estratégicos na cidade.
O superintendente de Trânsito, Lucas Souza, explica que, durante o acompanhamento nas câmeras, já é possível identificar o carro ou motocicleta que realizou alguma infração grave. “Temos um sistema que emite a multa e enviamos para o motorista infrator, com a fotografia, data e horário, trazendo mais clareza da autuação”, disse.
Entre as imprudências a serem flagradas em tempo real pelo videomonitoramento estão o avanço de sinal vermelho, a parada sobre a faixa de pedestres, o retorno e a conversão proibidos pela sinalização, além de veículos estacionados em lugares irregulares.
Ainda segundo Lucas, os agentes também realizam rondas em horários de pico e em locais estratégicos de maior incidência de imprudências. “Nós também temos o canal com a população, que, caso tenha uma denúncia, pode nos contatar através do WhatsApp 3634-3977 ou do 153. Nossos agentes vão verificar”, relatou.
Caso um automóvel esteja estacionado de forma irregular, atrapalhando o andamento da mobilidade urbana, os agentes solicitam um guincho para normalizar a via. “O veículo vai para o pátio até a regularização do proprietário. Precisamos quebrar esse pensamento de que estamos aqui para punir. Estamos aqui para conscientizar a população e educar”, disse.
A superintendência tem uma programação especial para conscientizar a população sobre os cuidados nas vias.
Os oito agentes produzem anualmente uma aula de educação no trânsito para as escolas municipais.
Uma cartilha didática com as principais leis é preparada e entregue aos alunos, o objetivo é promover a conscientização em relação a como se comportar nas vias públicas.
“As crianças são nossos multiplicadores. Elas, além de aprender, alertam os pais e responsáveis sobre possíveis infrações. Nós também temos ações de conscientização com adultos ao longo do ano e durante o Maio Amarelo, mês de conscientização do trânsito”, disse o superintendente.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: DICOM / Amargosa – Foto: Léo Xavier