Com o tema “Axé Music – 40 Carnavais”, a celebração destaca a história e a evolução do gênero que marcou a música baiana e nacional.
O Carnaval de Salvador começou oficialmente na tarde desta quinta-feira (27), com celebração no Circuito Osmar, no Campo Grande.
Quem deu início à festa foi Carlinhos Brown, acompanhado de convidados que representam os 40 anos do Axé Music, embalando os foliões ao longo do percurso de aproximadamente 4 km.
A cerimônia oficial contou com a tradicional entrega da chave da cidade ao Rei Momo, Hudson Marcello.
O prefeito Bruno Reis fez a passagem simbólica do comando da festa, apesar de um atraso de duas horas no protocolo, os tambores do Olodum abriram as apresentações artísticas, preparando o público para a entrada de Carlinhos Brown, que iniciou sua performance ao som da ópera O Guarani, de Carlos Gomes.
Entre os momentos marcantes da noite, Margareth Menezes se juntou a Lazinho, do Olodum, para interpretar Faraó, um dos maiores clássicos do Carnaval de Salvador, além disso, grupos icônicos como Afoxé Filhos de Gandhy, Ilê Aiyê, Cortejo Afro, Malê Debalê, Muzenza e Commanche do Pelô também desfilaram na abertura, reforçando a tradição afro-brasileira na festa.
Com o tema “Axé Music – 40 Carnavais”, a celebração destaca a história e a evolução do gênero que marcou a música baiana e nacional.
O evento também presta homenagem aos 75 anos do trio elétrico, reunindo artistas que fizeram parte desse movimento ao longo das décadas.
Entre os nomes que se apresentam na abertura estão Luiz Caldas, Daniela Mercury, Margareth Menezes, Carlinhos Brown, Xanddy Harmonia, Ricardo Chaves, Cláudia Leitte, Márcio Victor (Psirico), Felipe Pezzoni (Banda Eva), Sarajane, Gilmelândia e Sergynho.
Com essa festa no Campo Grande, Salvador dá início oficialmente ao Carnaval 2025, reunindo tradição, cultura e a energia única do Axé Music.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Blog do Valente – Foto: Elias Dantas / Alô Alô Bahia