Idoso de 124 anos, em Valença, pode ser o homem mais velho do mundo

Apesar da idade avançada, Seu Braulino mantém a memória preservada, embora tenha perdido quase completamente a visão devido à catarata e apresente dificuldades auditivas.

Um idoso que mora na localidade de Rapa Tição, na zona rural de Valença, pode ser o homem mais velho do mundo. Braulino Celestino dos Santos, nascido em Nazaré das Farinhas em 29 de janeiro de 1901, completou 124 anos neste sábado.

Apesar da idade avançada, Seu Braulino mantém a memória preservada, embora tenha perdido quase completamente a visão devido à catarata e apresente dificuldades auditivas.

O idoso relembrou diversos momentos de sua vida, contou que serviu ao Exército, foi convocado para a Primeira Guerra Mundial e afirma ter ido à Itália, diz ainda que conheceu Lampião e visitou alguns países da América do Sul, como o Paraguai, embora não fale fluentemente inglês e espanhol, diz compreender ambos os idiomas.

Seu Braulino já morou em Salvador, Ilhéus e Itabuna, mas sempre teve uma forte ligação com a vida no campo, por isso, escolheu passar a velhice na zona rural, onde se sente mais à vontade.

O idoso também relembrou as dificuldades que enfrentou ao longo da vida, sempre namorador, teve vários relacionamentos e já perdeu a conta de quantos filhos tem, estimando que sejam cerca de 20.

Católico devoto de Nossa Senhora Santana, ele faz questão de pedir à santa muitos anos de vida e saúde.

Quando questionado sobre o segredo para a longevidade, Seu Braulino compartilhou sua filosofia de vida:

“Amar a Deus sobre todas as coisas, amar o próximo como a ti mesmo, não querer nada de ninguém. Não é tudo que se fala. Aqui eu vi, aqui eu deixei. Se lhe perguntarem ‘Você viu isso?’, diga ‘Não!’. Mesmo tendo visto, diga que não viu. A língua é a correia do corpo. Aqui eu vi, aqui deixei. O que não se escreve, ninguém pode obrigar você a dizer. A língua é a correia do corpo.”

Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
FacebookInstagram
 e Threads

Fonte: Mídia Bahia

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato