Atraindo público visitantes de diversas partes do estado e do país, a Feira de Caxixis reúne, principalmente, artesãos de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, reconhecido pela UNESCO como maior centro produtor de cerâmica da América Latina, acumulando quase 300 anos de tradição.
Com mais de dois séculos de tradição, a Feira de Caxixis figura entre as principais expressões da cultura popular da Bahia.
O evento começou nesta quinta-feira (17) e segue até domingo (20), em Nazaré, no Recôncavo Baiano, reunindo em sua maioria artesanatos de origem cerâmica.
A novidade para a edição de 2025 é a Feira Artesanato da Bahia, integrando a programação do evento com peças que valorizam a ancestralidade e cultura do Estado.
Além das tradicionais cerâmicas de Maragogipinho, habitualmente presentes na Feira, este ano o público poderá adquirir outras peças feitas a partir de uma diversidade de técnicas artesanais.
Na Feira Artesanato da Bahia, serão comercializadas também produtos em madeira, moda artesanal adulto e infantil e produtos vindos das regiões do Recôncavo Baiano e do Baixo Sul.
Como parte da programação da Feira de Caxixis, a Feira do Artesanato da Bahia conta com o fomento da Setre (Secretaria de Emprego, Renda e Esporte da Bahia), por meio da CFA (Coordenação de Fomento ao Artesanato da Bahia), em parceria com a Associação Beneficente Ilê Axé Ojú Onirê, que executa o projeto “Artesanato da Bahia: Tradição, Ancestralidade e Renda”. A ação também tem como parceira a Associação Fábrica Cultural, através do programa Artesanato da Bahia.
“É motivo de muito orgulho para a CFA e a Setre participar pela primeira vez da Feira de Caxixis em Nazaré. Essa que é uma das feiras mais antigas do Brasil e carrega consigo a força da cerâmica de Maragogipinho e de toda a região. Então, nossas saudações à organização, à Prefeitura e o agradecimento por nos ter convidado para participar desse evento que é referência”, destaca o coordenador de Fomento ao Artesanato da Bahia, Weslen Moreira.
Atraindo público visitantes de diversas partes do estado e do país, a Feira de Caxixis reúne, principalmente, artesãos de Maragogipinho, distrito de Aratuípe, reconhecido pela UNESCO como maior centro produtor de cerâmica da América Latina, acumulando quase 300 anos de tradição.
A cerâmica local carrega consigo forte influência afro-indígena em uma prática social local com cerca de 80% da população envolvida.
O evento é realizado pela Prefeitura Municipal de Nazaré e tem o apoio do Governo do Estado da Bahia.
A Feira em Nazaré é uma vitrine para artesãos e artesãs apresentam ao público sua diversidade socioprodutiva que inclui peças imbuídas de história e significados, entre objetos decorativos, religiosos e utilitários desde vasos e luminárias, santos, quartinhas, talhas, porta-incenso, gameleiras, travessas, panelas, pratos, moringas e roupas.
Nesta edição, a Feira de Caxixis segue com apresentações musicais gratuitas, em dois palcos principais, no Centro de Nazaré.
Entre os artistas e grupos confirmados estão Jorge Vercilo, Diego Morais, Xandy Harmonia, Filhos de Jorge, Miriam Nascimento, Timbalada, Silvano Salles, Robyssão, Jau, Viola de 12, Toque Dez, Solange Almeida, Tayrone, e muito mais.
A programação na íntegra está disponível no perfil oficial do evento no Instagram: @feiradecaxixisoficial
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Criativa On Line