O Instituto orienta que, ao avistar o leão-marinho, a população mantenha distância e entre em contato imediato com os canais de atendimento da entidade.
O leão-marinho que surpreendeu moradores de Nazaré ao surgir nas águas do Rio Jaguaripe na noite de segunda-feira (05) voltou a chamar atenção nesta sexta-feira (09), desta vez ao ser avistado no bairro da Ribeira, em Salvador.
Antes de chegar à capital baiana, o animal também passou pela cidade de Madre de Deus.
Desde o início da semana, o IMA (Instituto Mamíferos Aquáticos) acompanha o deslocamento do leão-marinho e tem reforçado um apelo à população: evitar qualquer tipo de aproximação ou tentativa de contato com o animal, para não prejudicar a tentativa de resgate e avaliação de sua saúde.
“Toda vez que a gente chega no local ele já voltou para água porque as pessoas vão para cima e assustam o animal e ele corre para água. Está sendo prejudicial o assédio que ele sofre na praia. O ideal é as pessoas não se aproximarem, só ligarem para a gente”, explicou Joana, veterinária voluntária do Instituto.
O Instituto orienta que, ao avistar o leão-marinho, a população mantenha distância e entre em contato imediato com os canais de atendimento da entidade, permitindo que os profissionais possam realizar a contenção segura e avaliar as condições físicas do animal, que está fora de seu habitat natural.
A presença do leão-marinho em áreas urbanas é incomum, e o monitoramento é fundamental para garantir seu bem-estar e retorno seguro ao ambiente adequado.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Blog do Valente