Vereador de cidade do RS é acusado de xenofobia contra baianos

No discurso, o parlamentar pede que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”, se referindo a trabalhadores vindos da Bahia.

Continua após a publicidade..

O vereador Sandro Fantinel (Patriota), de Caxias do Sul-RS, fez um comentário xenofóbico na tribuna nesta terça-feira (28), questionando sobre o caso de trabalhadores em situação de escravidão nas vinícolas da cidade de Bento Gonçalves.

O deputado estadual Leonel Radde (PT) registrou um Boletim de Ocorrência contra o vereador.

Mais de 200 pessoas foram resgatadas em um alojamento e eram submetidas a trabalho análogo à escravidão em colheita da uva para as vinícolas.

Os trabalhadores foram contratados por uma empresa que oferecia a mão de obra para as vinícolas e produtores rurais da região, eles afirmam que eram extorquidos, ameaçados, agredidos e torturados com choques elétricos e spray de pimenta.

No discurso, o parlamentar pede que os produtores da região “não contratem mais aquela gente lá de cima”, se referindo a trabalhadores vindos da Bahia.

Fantinel sugere que dê preferência a empregados vindos da Argentina, que, segundo ele, seriam “limpos, trabalhadores e corretos”.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), dos 207 empregados resgatados do alojamento, 194 voltaram para a Bahia, 4 ficaram no RS e 9 eram do Rio Grande, Montenegro, Marau e Carazinho, que voltaram para suas cidades.

Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram

Fonte: Forte na Notícia

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato