Ação com moradores de Cachoeira, São Félix e Maragogipe faz parte do Plano de Ação de Emergência (PAE), prevista pela legislação nacional de segurança de barragens.
No próximo dia 9 de julho, a partir das 10 horas da manhã, a Usina Hidrelétrica de Pedra do Cavalo, em conjunto com as Defesas Civis dos municípios de Cachoeira, Maragogipe e São Félix, realizarão o Exercício Prático de Simulado de Emergência. O exercício é uma ação preventiva destinada apenas para pessoas que estão na Zona de Autossalvamento das três localidades. O objetivo é orientar e capacitar a população sobre como agir em uma eventual situação de emergência.
A Usina de Pedra do Cavalo está desenvolvendo seu Plano de Ação de Emergência, denominado PAE, previsto na Lei Federal 12.334/2010, da Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). O Plano contempla diversas fases, como o cadastramento das pessoas que moram próximo a área da Usina, a instalação das sirenes nos três municípios, palestras orientativas e visitas aos moradores. Neste momento, a população está recebendo mapas com as rotas de fugas e os pontos de encontro. A Usina e a Defesa Civil também estão instalando as placas de rota de fuga nos municípios de Cachoeira, Maragogipe e São Félix.
É sempre importante reforçar que a Usina de Pedra do Cavalo está em condições seguras e é monitorada 24 horas por dia durante os sete dias da semana. “Quero ressaltar que a população pode ficar tranquila, pois a barragem está segura e atende todos os critérios de segurança das normas vigentes”, afirma o gerente de Operações da Usina de Pedra do Cavalo, Dejair Lima.
Orientações para o dia do exercício – O Exercício Prático de Simulado de Emergência começa às 10 horas da manhã com o toque das sirenes, que serão acionadas ao mesmo tempo. Ao ouvir a mensagem “Atenção, atenção! Este é somente um simulado de situação emergencial na barragem. Pedimos que paralisem suas atividades com segurança e dirijam-se para os pontos de encontro com tranquilidade” e seguido do toque da sirene, as pessoas presentes na Zona de Autossalvamento devem parar suas atividades e a pé seguir as placas das rotas de fuga instaladas nos bairros até o ponto de encontro mais próximo.
No dia do simulado algumas vias nos municípios serão bloqueadas parcialmente às 9 horas da manhã. Outra informação importante é que não haverá necessidade de abertura das comportas para a execução do simulado.
A Usina Pedra do Cavalo recomenda que todos que estiverem interessados em gravar, fotografar ou publicar informações sobre o Exercício Simulado de Emergência em suas redes sociais ou compartilhar via Whatsapp citem que a prática se trata de uma simulação preventiva, visando evitar qualquer disseminação de “fake news” ou entendimento equivocado da ação.
Durante o exercício não há necessidade de levar alimentos, pois nos pontos de encontro será fornecido um lanche para os participantes.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fonte: ASCOM