Um biólogo destacou que uma mistura de fatores pode ter ajudado na pescaria, como o fenômeno conhecido como “período escuro”.
No final da tarde dessa quinta-feira (20), banhistas e pescadores registraram grande quantidade de peixes sendo retirados da praia de Itapuã, em Salvador.
Cerca de 4,2 toneladas de peixes Xaréu, Guaricema, Cabeçudo, Bonito e outras espécies, foram pescados, mais de 30 pescadores participaram da ação na praia na Praia da Sereia, próximo a uma região conhecida como Canoeiros, em Itapuã.
O biólogo e professor da Universidade Federal de Alagoas, Cláudio Sampaio, destacou que uma mistura de fatores pode ter ajudado na pescaria, como o fenômeno conhecido como “período escuro”, a lua nova, que atrai os animais para costa.
“Nesses períodos são registradas as maiores alturas de mares, o que facilita a movimentação dos peixes em conjunto. Não podemos indicar apenas um fator, mas a lua e mudanças de temperatura podem estar relacionados a esses cardumes”, disse Cláudio Sampaio.
Segundo o relato de um pescador, houve uma queda no valor do peixe por causa da alta demanda.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fonte: Mídia Bahia / G1