“Gelo” brota em árvore e gera curiosidade em moradores na zona rural em Amargosa

Essa situação aconteceu na localidades dos Barreiros, zona rural de Amargosa.

Continua após a publicidade..

O aparecimento de uma substância branca em forma de gelo, que pinga um líquido transparente, no alto de uma árvore gerou curiosidade nas pessoas, que acreditavam que os galhos da árvore tinham congelado, isso acontece diariamente e foi observado a vários dias.

Essa situação aconteceu na localidades dos Barreiros, zona rural de Amargosa.

Segundo moradores, quando amanhece, os galhos pingam uma substância gelada.

Durante o decorrer do dia, o líquido espumoso toma conta dos galhos da árvore e quando chega a noite elas se transformam em água.

A responsável pela formação dessa espuma misteriosa, que possui aspecto de gelo, é uma cigarrinha da família Cercopidae, de nome científico é Prosapia bicincta, essa espuma é a proteção das formas jovens da cigarra contra possíveis inimigos naturais.

“Na medida em que ela vai sugando a seiva, ela expele uma espuma, que serve para proteger a cigarra e também os seus ovos do ataque de predadores. Essa espuma é esbranquiçada e vai envolvendo o galho, o que a deixa bastante parecida com gelo e esse material, vai entrando em contato com o calor e começa a se desfazer, escorrendo pelos troncos e pingando no chão. Assim se formam as poças, não é gelo, nem água, nem milagre, é apenas a excreção de insetos”, Afirmou a bióloga Arielle Caiena.

Essa espuma não causa nenhum dano à árvore e muito menos para as pessoas, não é necessário, por exemplo, cortar os galhos da planta.

Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram

Fonte: Recôncavo no Ar

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato