SAJ registra queda de 69% na quantidade de homicídios em comparação com 2022

Segundo o prefeito Genival Deolino, o número real é bem menor e demonstra uma queda significativa na criminalidade local.

Continua após a publicidade..

A Prefeitura de Santo Antônio de Jesus contestou veementemente os dados divulgados pelo Atlas da Violência 2024, que apontam o município como o mais violento do Brasil, com taxa de 94,1 homicídios por 100 mil habitantes.

Segundo o prefeito Genival Deolino, o número real é bem menor e demonstra uma queda significativa na criminalidade local.

Com base nos registros da PM-BA (Polícia Militar da Bahia), o gestor municipal afirma que a quantidade de homicídios em SAJ caiu 69,3% entre 2022 e 2023.

Em 2023, foram registrados 23 homicídios no município, número bem inferior aos 96 divulgados pelo Atlas da Violência.

Genival Deolino questiona a metodologia utilizada pelo Atlas da Violência, que se baseia no SIM (Sistema de Informação sobre Mortalidade) do SUS.

Segundo ele, o SIM não diferencia os locais de ocorrência dos crimes, o que pode levar à contabilização errônea de mortes violentas de outras cidades como se fossem de SAJ.

O prefeito explica que SAJ é sede do hospital regional, que atende pacientes de 32 cidades da região. Vítimas de violência de outras localidades são socorridas no hospital de SAJ e podem ter seus óbitos registrados como se fossem do município.

Embora a segurança pública não seja responsabilidade municipal, o prefeito Genival destacou que sua gestão desenvolve ações de prevenção à violência e criminalidade. “Além do apoio às forças policiais, investimos na educação, cultura, esportes e na geração de emprego e renda para que a juventude de nossa cidade siga o caminho do bem”.

Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
FacebookInstagram
 e Threads

Fonte: Blog do Valente

				
					console.log( 'Code is Poetry' );
				
			

Contato