Segundo a entidade, a festividade atraiu mais de 1,7 milhão de visitantes, gerando uma receita de R$ 2 bilhões, um marco histórico para o estado.
A Setur-BA (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia) divulgou os impactos positivos da atividade turística na economia baiana durante os eventos de São João deste ano.
Segundo a entidade, a festividade atraiu mais de 1,7 milhão de visitantes, gerando uma receita de R$ 2 bilhões, um marco histórico para o estado.
No ano passado, a receita foi de R$ 1,6 bilhão, com a participação de apenas 1,5 milhão de turistas.
Além disso, nos municípios mais populares entre os visitantes, como Cruz das Almas, Amargosa, Lençóis, Senhor do Bonfim e Ibicuí, os hotéis alcançaram ocupação máxima, com o crescimento na procura por casas de temporada.
Maurício Bacelar, titular da Setur-BA, atribuiu o sucesso do evento a um planejamento estratégico, que incluiu a divulgação antecipada das festividades juninas nos principais mercados emissores de turistas nacionais, além da promoção da cultura do São João em feiras internacionais do setor.
“A Bahia se preparou para receber os visitantes. O Governo do Estado investiu mais de R$ 140 milhões para garantir os festejos nas 13 zonas turísticas baianas, oferecendo receptivo especial, infraestrutura, segurança, saúde e grandes atrações. As parcerias com o Governo Federal, as prefeituras e o trade turístico também contribuíram para o sucesso do São João 2024, que registrou recorde no movimento de turistas e injeção de recursos na economia”, explicou Bacelar.
Ele ainda destacou as iniciativas da Setur-BA durante o período, como a realização de pesquisas de demanda turística nas regiões da Chapada Diamantina, Caminhos do Sudoeste, Baía de Todos-os-Santos e Caminhos do Jiquiriçá, onde os dados obtidos serão utilizados na formulação de novas ações para o próximo São João.
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Fonte: Bahia Notícias