Esses animais procuram por comida e águas mais quentes durante o outono e inverno, percorrendo uma distância superior a 8 mil quilômetros.
Desde o mês de maio, mais de 40 pinguins jovens foram avistados no litoral norte de São Paulo, dentre eles, 19 não conseguiram sobreviver.
24 pinguins que foram resgatados com vida estão sendo tratados de forma especializada na Unidade de Estabilização de São Sebastião e no Centro de Reabilitação e Despetrolização de Ubatuba.
A deslocação dos pinguins-de-magalhães é um acontecimento natural, esses animais procuram por comida e águas mais quentes durante o outono e inverno, percorrendo uma distância superior a 8 mil quilômetros.
Lamentavelmente, diversos animais, especialmente os filhotes, se desorientam do grupo e da corrente oceânica, acabando por aparecer nas praias do litoral norte de São Paulo.
No ano anterior, foram avistados 426 pinguins na área.
Durante o período de maio a julho, apenas 23 foram contabilizados.
Desde 1996, ao longo dos anos, aproximadamente três mil pinguins foram salvos.
O Instituto Argonauta solicita a ajuda da comunidade: caso aviste um pinguim na praia, entre em contato com o serviço de resgate pelo número 0800 642 3341, essa solicitação pode ser feita por meio do PMP-BS (Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos).
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Mídia Bahia – Foto: Instituto Argonauta para Conservação Costeira e Marinha