Criminosos estão utilizando SMS e e-mails falsos, fingindo ser dos Correios, para enganar os consumidores.
Os Correios emitiu um alerta importante para mensagens e e-mails que informam sobre encomendas propostas taxadas ou que pedem atualização de endereço e podem ser golpes.
Criminosos estão utilizando SMS e e-mails falsos, fingindo ser dos Correios, para enganar os consumidores.
Ao clicar nos links contidos nessas mensagens, os usuários são direcionados a sites fraudulentos, onde seus dados pessoais e privados são roubados.
Para evitar esse tipo de golpe, os Correios orientam os consumidores a adotarem algumas medidas de segurança:
- Desconfie de mensagens urgentes : Não se precipita ao receber mensagens enviando ações imediatas.
- Verifique o remetente : Antes de clicar em qualquer link ou fornecer informações pessoais, verifique se o e-mail é realmente de um domínio confiável. No caso dos Correios, o e-mail oficial sempre termina com @correios.com.br .
- Evite clicar em links suspeitos : Nunca clique em links contidos no corpo do e-mail ou SMS. Se você estiver aguardando uma encomenda, acesse o site oficial dos Correios para rastrear o pedido.
- Mantenha a segurança do seu dispositivo: mantenha aplicativos e softwares de segurança atualizados para se proteger contra ameaças, garantindo que seu dispositivo esteja livre de malwares.
A Receita Federal também reforça que não envia mensagens para cobrar pagamentos de liberação de mercadorias.
Caso haja taxas a serem pagas, a emissão de boletos ocorre exclusivamente pela plataforma “Minhas Importações”, acessível pelo site ou aplicativo dos Correios.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Voz da Bahia