O MP constatou que uma página no Instagram estava sendo utilizada para espalhar notícias falsas e manipular informações em prol do candidato.
A Justiça Eleitoral acompanhou parecer do Ministério Público Eleitoral e determinou a suspensão do perfil no Instagram que foi apontado como disseminador de “fake news” em favor do prefeito de Santo Antônio de Jesus e candidato à reeleição, Genival Deolino (PSDB).
O MP constatou que uma página no Instagram, denominada “SAJ 1000 GAGO”, estava sendo utilizada para espalhar notícias falsas e manipular informações em prol do candidato.
Segundo a representação, apresentada por Euvaldo Rosa (PSD) e a candidata a vice, Pastora Rita, a página vinha publicando vídeos descontextualizados e manipulados com o objetivo intuito de degradar a imagem de seus oponentes e influenciar negativamente a opinião pública.
O conteúdo difundido incluía ataques pessoais, manipulação de vídeos e montagens gráficas que envolviam desde críticas religiosas até acusações de atos ilícitos, sem qualquer comprovação.
Entre as postagens, destacavam-se vídeos insinuando que a candidata a vice-prefeita, Pastora Rita, apoiava o aborto e era contra o cristianismo, além de uma montagem visual na qual os candidatos eram retratados como “lobos em pele de cordeiro”.
Outro vídeo manipulava uma fala do jornalista William Bonner para sugerir que o ex-prefeito Euvaldo Rosa seria um ditador, responsável por desempregar mototaxistas.
Após a análise dos conteúdos e a manifestação favorável do Ministério Público Eleitoral, o juiz Márcio da Silva Oliveira, da 56ª Zona Eleitoral de Santo Antônio de Jesus, concedeu tutela de urgência, determinando a imediata remoção dos vídeos e publicações da página “SAJ 1000 GAGO”.
Caso a decisão não seja cumprida em até 24 horas, a empresa Facebook Serviços Online do Brasil Ltda., responsável pelo Instagram, poderá sofrer sanções, incluindo multas.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Recôncavo no Ar