O objetivo é assegurar a ordem e o exercício democrático durante o processo eleitoral.
A SSP (Secretaria de Segurança Pública da Bahia) anunciou, nesta terça-feira (24), o plano de ação para a Operação Eleições 2024, que contará com a participação de mais de 34 mil policiais e bombeiros em todo o estado.
O objetivo é assegurar a ordem e o exercício democrático durante o processo eleitoral.
O Secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, destacou a importância do planejamento para garantir a tranquilidade da população e ressaltou que o Centro de Inteligência receberá denúncias de crimes eleitorais por meio do Disque Denúncia 181 e outros canais como o 190 e 196.
“Anunciado oficialmente hoje, mais de 34 mil policiais e bombeiros estarão à disposição da população. Centro Integrado de Comando e Controle em funcionamento pleno a partir da sexta-feira que antecede as eleições até a segunda-feira após as eleições. Importante destacar também o Centro de Inteligência tratando toda e qualquer denúncia que chegue de crime eleitoral através do Disque Denúncia 181, através dos meios disponíveis à população 190, 196, através dos recursos do Ministério Público Eleitoral e da própria Justiça Eleitoral.”, afirmou.
A operação abrangerá os 417 municípios baianos, com equipes sendo deslocadas da capital para o interior, conforme necessário, além disso, o uso de tecnologia será um diferencial importante, com câmeras de reconhecimento facial sendo instaladas em locais estratégicos, visando prevenir crimes como boca de urna e compra de votos.
O superintendente da PRF na Bahia, Wagner Gomes, informou que a Justiça proibiu o bloqueio de rodovias durante o período eleitoral, mas garantiu que a Polícia Rodoviária Federal continuará atuando normalmente.
A delegada-geral da Polícia Civil, Eloísa Brito, reforçou que a Polícia Civil estará atenta a flagrantes de crimes eleitorais, garantindo a segurança durante todo o processo.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Blog do Valente