A liderança para orientar e escrever o projeto ficou sob a responsabilidade de Alice teve ajuda de colegas, os quais também foram fundamentais no processo de escrita.
A estudante Alice Campos, do Colégio Rômulo Galvão em Elísio Medrado, vai representar a escola na 14ª Bienal da UNE, que acontecerá de 29 de janeiro a 2 de fevereiro de 2025, em Recife (PE) com o projeto Implementação do Novo Ensino Médio de Tempo Integral: Limites e Desafios no Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão em Elísio Medrado.
A liderança para orientar e escrever o projeto ficou sob a responsabilidade de Alice teve ajuda dos seus colegas Alice Gabrielle Almeida Santos, Ana Vitória Silva Pessoa, Guilherme Freire Barreto, João Carlos Cezar Brito, os quais também foram fundamentais no processo de escrita.
“A pesquisa investiga a implementação do Novo Ensino Médio (NEM) no Colégio Estadual Democrático Professor Rômulo Galvão, em Elísio Medrado – BA. A reforma, originada pela Medida Provisória nº 746/2016 e transformada na Lei nº 13.415/2017, alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). As principais mudanças incluem a flexibilização curricular e os itinerários formativos, com 3.000 horas totais, sendo 1.800 para Formação Geral Básica (FGB) e 1.200 para itinerários.
Embora a reforma busque alinhar o ensino ao mercado de trabalho e às demandas sociais, a pesquisa aponta desafios estruturais e curriculares que podem afetar a formação integral dos estudantes. A implementação do NEM tem gerado debates e mobilizações, evidenciando disputas políticas e ideológicas entre governo, empresários da educação e grupos acadêmicos.
O estudo analisa as dificuldades enfrentadas pelo colégio na aplicação do NEM, questionando se as condições atuais garantem uma educação crítica e completa, capaz de desenvolver o potencial dos alunos de forma plena.”
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Fonte: Recôncavo no Ar