O aviso meteorológico emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para esta quarta-feira (30) será de nível laranja.
Municípios do Vale do Jiquiriçá devem entrar em alerta meteorológico nesta quarta-feira (30), devido ao risco de chuva forte com a chegada de uma nova frente fria à região.
O sistema começou a atuar na segunda-feira (28) na região sul da Bahia e em parte do sudoeste.
Em Vitória da Conquista, a maior cidade do sudoeste baiano, choveu forte durante a madrugada, causando alagamentos em diversos bairros.
O aviso meteorológico emitido pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) para esta quarta-feira (30) será de nível laranja, indicando risco de chuvas entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, o alerta vale para o baixo sul, sul, centro-sul e o Vale do Jiquiriçá.
O informe destaca o risco de alagamentos, deslizamentos de encostas e transbordamentos de rios em áreas vulneráveis:
““INMET publica aviso iniciando em: 30/04/2025 às 10h. Terminando em: 01/05/2025 às 10h. Chuva entre 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia. Risco de alagamentos, deslizamentos de encostas, transbordamentos de rios em cidades com tais áreas de risco.”
No feriado do Dia do Trabalhador (1º de maio), a frente fria deve avançar sobre o Recôncavo Baiano.
Recomendações das autoridades:
- Evite enfrentar o mau tempo.
- Fique atento a alterações nas encostas.
- Se possível, desligue aparelhos elétricos e o quadro geral de energia.
- Em caso de inundação, proteja seus pertences com sacos plásticos.
- Busque mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A previsão indica que a frente fria deve perder força no fim de semana, no entanto, no início da próxima semana, outro sistema poderá atuar sobre a Bahia, provocando novas chuvas.
Nesta terça-feira (29), o tempo ainda é firme no Vale do Jiquiriçá, o sol brilha e, por volta das 11h30, os termômetros marcavam cerca de 30 °C. A expectativa é de que o calor se intensifique ao longo da tarde.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Mídia Bahia