A atual legislatura, que tomou posse em 1º de janeiro deste ano, decidiu atender ao anseio de uma parcela da população e lançou a proposição de mudança de nome.
Uma proposição conjunta, assinada por seis vereadores, pode resultar em um plebiscito para que a população de Presidente Tancredo Neves decida sobre a mudança do nome do município.
Chamado no passado de Itabaína, o local passou a se chamar Presidente Tancredo Neves após ser emancipado em 24 de fevereiro de 1989, também por meio de um plebiscito, no entanto, 36 anos depois, muita gente ainda se refere à cidade pelo nome antigo.
A atual legislatura, que tomou posse em 1º de janeiro deste ano, decidiu atender ao anseio de uma parcela da população e lançou a proposição de mudança de nome, agora caberá ao prefeito Quinha tomar a decisão sobre a realização do plebiscito.
“Chegou a hora de você decidir: Presidente Tancredo Neves ou Itabaína. Presidente Tancredo Neves tem a ver com a história do Brasil; Itabaína tem a ver com a nossa história, com as nossas raízes, nossos valores e nossa cultura”, defendeu o vereador Edvânio Meneses.
A proposição também é assinada pelos vereadores Marivaldo, Eliene, Nal, Jonas e Almir, eles são de partidos que na eleição 2024 estavam no palanque oposto ao do prefeito eleito.
Se o prefeito atender e convocar o plebiscito, três nomes deverão constar na urna “Itabaina”, “Tancredo Neves” e “Presidente Tancredo Neves”.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook, Instagram e Threads
Fonte: Mídia Bahia