De acordo com a secretária, será observada a dinâmica do contágio (se há queda) e o comportamento da subvariante BA.2, da cepa Ômicron.
O Ministério da Saúde planeja avaliar, depois do Carnaval, a transformação da pandemia de Covid-19 em endemia. A medida está sendo adotada em alguns países europeus e, na prática, significa o fim de algumas limitações, como obrigatoriedade de apresentação de teste negativo de Covid para entrada no país e a exigência do uso de máscaras de proteção facial em locais abertos.
A secretária de Enfrentamento à Covid-19 do Ministério da Saúde, Rosana Leite de Melo, admitiu que a pasta estuda reavaliar o status da Covid-19, mas observou que haverá discussão os conselhos nacionais de secretários estaduais e municipais de saúde (Conass e Conasems). Além disso, o órgão consultará a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas). O ministério espera chegar a decisão final em três a quatro semanas.
De acordo com a secretária, será observada a dinâmica do contágio (se há queda) e o comportamento da subvariante BA.2, da cepa Ômicron. No país, foram notificados 12 casos positivos da subvariante BA.2, foram 7 em São Paulo, 3 no Rio de Janeiro, 1 em Santa Catarina e 1 em Minas Gerais.
“Não dá pra falar disso ainda neste momento, porque os casos estão altos, é todo um processo”, afirmou a médica. ” Vai ter o cuidado que a gente teve na mobilização. Agora, (será) da desmobilização”, frisa a médica”.
Fonte: Metrópoles