Vale lembrar que desde novembro a 3ª dose é recomendada no Brasil a todas as pessoas maiores de 18 anos.
Dos cerca de 122,8 milhões de adultos que já receberam a segunda dose contra a Covid-19 no Brasil, cerca de 56,6 milhões, que correspondem a 46%, já passaram do prazo para receber a dose de reforço.
Os dados são de um levantamento realizado pela Folha de São Paulo a partir de dados do Ministério da Saúde.
Segundo o estudo, apenas 41% da população já havia recebido as três doses até a terça-feira (22). No mês anterior a cobertura vacinal alcançava 38%.
Entre o público maior de 60 anos, a cobertura vacinal atingiu 92% até novembro do ano passado. O índice reduz gradativamente acompanhando a redução da faixa etária.
Entre os adultos de 40 a 59 anos, 45% já haviam recebido as três doses. Já entre o público de 18 a 39 anos, só 39% haviam concluído o cronograma vacinal.
Vale lembrar que desde novembro a 3ª dose é recomendada no Brasil a todas as pessoas maiores de 18 anos.
Médica infectologista da Secretaria de Saúde de Salvador, Adielma Nizarala explica que uma pessoa só é considerada imunizada quando recebe duas doses e o reforço.
“Uma pessoa só é considerada imunizada, ou seja, capaz de ter uma resposta imunológica eficaz contra o coronavírus, se receber a primeira e a segunda dose das vacinas Pfizer, CoronaVac ou Oxford e mais uma dose de reforço. No caso da Janssen, são necessárias a dose única e uma dose de reforço. Esse esquema vacinal é o que garante a melhor resposta imunológica do nosso corpo”.
Fonte: Voz da Bahia – Foto: Cremerj