Os motoristas devem receber a CNH no formato atualizado à medida que precisarem renová-la, pedirem uma segunda via ou mudarem algum dado.
O novo modelo da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) passou a ser emitido na Bahia a partir desta quarta-feira (1), segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Apesar da mudança, não há necessidade de troca imediata para quem já tem o documento na versão anterior.
Os motoristas devem receber a CNH no formato atualizado à medida que precisarem renová-la, pedirem uma segunda via ou mudarem algum dado. A mudança ocorre por conta de uma decisão do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), tomada em dezembro de 2021, por meio da resolução n° 886.
O documento pode ser expedido em meios físico, digital ou ambos. “A escolha fica à critério do condutor”, diz a resolução.
As novas características visam garantir ao condutor maior segurança com a padronização internacional. A nova CNH terá elementos gráficos para dificultar a falsificação e fraudes. Também será possível usar o nome social e filiação afetiva do condutor no documento. Foi ainda incorporado um código internacional utilizado nos passaportes, que permite ao condutor embarcar em terminais de autoatendimento nos aeroportos brasileiros.
Siga o Conexão no Vale também nas redes sociais:
Facebook e Instagram
Fonte: Metro1